twitter
    Sigam-nos: @blogquasesexta

quinta-feira, 5 de maio de 2011

El Bulli: O melhor restaurante do mundo

Como um bom gordo que sou, vim falar de comida. Mas não qualquer comida de gordo como pão com mortadela ou pão com carne moída, vim falar simplesmente do El Bulli: O melhor restaurante do mundo.
Funcionando apenas 06 meses por ano, com uma lista de espera de mais de 2 milhões para apreciar cerca de 8000 pratos e sob a alçada do renomado chef Ferran Adrià, propõe a seus clientes: uma experiência única, impar, inovadora, arrojada e atípica.


Localizado em Roses na Costa Brava-Europa, já conseguiu 3 estrelas do Guia Michelin, foi consagrado " o mais imaginativo gerador de haute cuisine do mundo ", detém o recorde da prestigiada revista gastronômica " Restaurant ", arrebatando o primeiro lugar nos anos: 2002, e de 2006 a 2009.

Criado no ano de 1964 pelo Dr. Hans Schilling e pela sua mulher Marketta, curiosamente recebeu o nome de " El Bulli " em homenagem aos Bulldogs que o casal tinha.

Adrià é considerado hoje para a gastronomia o que Dali foi para a arte pela arte de subverter o comum e desafiar constantemente o conhecimento de outros chefs, tranfosmando seu restaurante num dos mais conhecidos e influentes do mundo.

Conhecido também como o "alquimista da cozinha", Adrià continua a revolucionar a gastronomia com conceitos de química e física, conhecimentos estes adquiridos pelo seu constante estudo da gastronomia molecular. Estudando as micropropriedades de alimentos específicos, bem como os processos químicos por detrás da transformaçãos destes, foi possível a criação de receitas inigualáveis, de texturas e sabores incríveis, únicos e inesperados.

Uma refeição no El Bulli custa em torno de €250, o que é no mínimo justo se pagar pela exclusividade, criatividade e incrível sabor do prato. E em virtude disto, vem funcionando desde o ano de 2000 no vemelho. Porém, longe da falencia, o restaurante em si é como uma escola pois, emprega até 42 chefs simultaneamente em sua cozinha e estabelece parcerias resntáveis com grandes cadeias alimentares.

Os anos de 2012 e 2013 estão reservados a esta equipe para novos pensamentos e modelos de trabalho para o El Bulli portanto, este perído ele estará fechado para os clientes. Um período destinado a repensar novas formas e reinventar aquilo que ja é modelo gastronômico e o mais emblemático restaurante do mundo.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário