twitter
    Sigam-nos: @blogquasesexta

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Xenofobia NÃO! - Leiam por favor

A repercussão gerada pelos tweets preconceituosos em relação aos nordestinos, responsabilizando-os pela vitória de Dilma Rousseff – considerando o resultado da eleição como algo pejorativo -, foi parar na Justiça e pode não ficar restrita à estudante de direito Mayra Petruso.

A OAB-PE vai entrar com uma notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo contra a usuária por ela ter postado, no domingo à noite, o tweet: “‘Nordestisto’ não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”, escrito desta forma, com erro de português.
“A notícia-crime é contra Mayara Petruso porque, pelas informações que temos e por uma matéria publicada no Diário de Pernambuco, foi ela quem começou com as mensagens preconceituosas no Twitter entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira”, afirmou ao IDG Now! Henrique Mariano.
“Isso não significa que não possamos, no transcorrer do processo, oferecer notícia-crime às outras pessoas que também postaram mensagens preconceituosas”, afirma.
“Estou concluindo hoje a peça. Pretendemos apresentá-la no Ministério Público Federal, que é quem tem a competência para analisar o caso, amanhã mesmo”, reforça Mariano.
Segundo Mariano, Mayara, que “está devidamente identificada com nome e foto”, será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por “incitação pública ao ato delituoso”. A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa.
“Entendemos porque ela incitou publicamente um crime por ter escrito e publicado ‘mate um nordestino afogado’”, diz.
Com toda a polêmica, o perfil de Mayara Petruso no Twitter (@mayarapetruso) foi apagado.
“É inadmissível”, diz OAB-PE
O racismo por si só não pode ser tolerado, continua Mariano. Mas a situação é ainda mais grave, afirma, por se tratar de “estudante de Direito”.
“É inadmissível que uma futura profissional do Direito, que terá por obrigação defender os direitos humanos, faça uma coisa dessas. Por isso vamos oficiar a OAB de São Paulo para saber se a moça está inscrita como estagiária no órgão”, diz.
“Se estiver, vamos pedir a instauração de procedimento no tribunal de ética da OAB”.
A reação
Se as mensagens racistas são um ponto vergonhoso, a boa notícia é que muitos internautas se levantaram contra e condenaram com veemência o preconceito.
Demonstração disso é que foi criada, depois do surgimento dos tweets racistas, a página Xenofobia Não!
O espaço denuncia os tweets racistas e pretende discutir a questão.
“De início, o surgimento deste Tumblr tem a ver com a exposição clara do preconceito contra os nordestinos após as eleições. As acusações foram das mais variadas: ignorantes, vagabundos, atrasados, filhos da puta, etc. Devido à grande repercussão do caso MayaraPetruso, resolvemos coletar os tweets”, consta no canal.

Fonte: idgnow.uol.com.br


11 comentários:

  1. 80% dos nordestinos são vadios mesmo e vivem de ajudas do governo, e quem paga são os outros estados que se matam trabalhando para sustentar esses vagabundos.

    ResponderExcluir
  2. Eddy, se pretende dar uma de troll então ao menos trolle melhor.
    Enfim, não entendo o preconceito contra nordestino, mas fazer o que. Isso só acaba por gerar mais casos absurdos como "Skinheads cearenses" contra "Skinheads paulistas".
    É vergonhoso saber que existem pessoas sem noção o suficiente para culpar determinados problemas que não são aceitos pelas mesmas em outras pessoas. Já basta Hitler.

    ResponderExcluir
  3. A internet tornou-se a válvula de escape de imbecis mesmo... Né, Eddy, caro acéfalo sulista que nem conhece o NE e fica falando mesda...

    ResponderExcluir
  4. eles sao tao vagabundos que cortaram meio pais no pau de ararara para erguer essa merda cidade que é Sao Paulo
    construiram a segunda maior hidroletrica do mundo Itaipu
    e indiscutivelmente sao a forca de trabalho mais explorada deste pais
    sou paranaense mais sinto orgulho de ser do mesmo país que o povo nordestino

    ResponderExcluir
  5. Opa, Alessandra, não se contradiga, querida, a merda da cidade de São Paulo é a maior responsável pelo pouco de desenvolvimento desse país, o Paraná é um estado desenvolvido que cuida faz o próprio estado andar.. São Paulo faz o Brasil andar, a economia começa e termina aqui, bem... O papo aqui é contra xenofobia, então, falar mal de São Paulo para defender os nordestinos não te faz mais nobre do que aqueles que falam mal dos nordestinos, te faz igual!
    E sim, os nordestinos são grandes responsáveis pelo desenvolvimento de são paulo, como os mineiros também, como os japoneses, e italianos,
    e todo mundo que ajudou a construir essa cidade multicultural, multifuncional!

    ResponderExcluir
  6. preconceito e a pior coisa que vc pode fazer com uma pessoa.

    ResponderExcluir
  7. As pessoas tem preconceitos contra nordestinos porque não sabem como vivem as pessoas de lá,em condicóes precarias e por vezes desumanas.Em relação a eleição,é como na religião : eles se apegam a qualquer um que lhes forneça oportunidades ou promessas,que lhes deem conforto e os iludam.Diferentemente desses filhinhos de papai que "xingam muito no twitter".

    ResponderExcluir
  8. Se os nordestinos de São Paulo fizerem greve, a cidade para.

    ResponderExcluir
  9. Acha que carrega o país nas costas ¬¬

    Sou Baiana, NINGUÉM na minha família recebe dinheiro dado pelo governo... meus pais trabalham para pagar os impostos assim como muita gente no nordeste ou em qualquer parte do país.

    No Brasil o único estado que recebe mais dinheiro (verba federal) do que paga (impostos) é o Tocantins.

    ResponderExcluir
  10. aos xenófob os: ou mudem, ou devem ser fuzilados

    ResponderExcluir
  11. Pegaram a menina pra Cristo! Bando de hipócrita, foi um momento de indignação.. Só o que faltava mesmo.. A OAB PE não tem coisa melhor pra fazer? Henrique Mariano oferece denúncia a todos os que participaram disso otário.. isso é impossível! Parece que às vezes querem mostrar serviço, tanta coisa mais importante pra ser feita.

    ResponderExcluir