twitter
    Sigam-nos: @blogquasesexta

terça-feira, 19 de outubro de 2010

95% dos endereços Ipv4 já estão esgotados


Quem disse que 2012 não é real? Foi anunciado essa semana pelo NRO (grupo que reúne os 5 registros regionais de endereços numéricos da internet) que o limite de 4 bilhões de endereços possíveis pelo Ipv4 estão se esgotando: restam apenas 5% deles. "Este é um marco importante na vida da Internet e significa que a última concessão de blocos Ipv4 para o RIR é iminente", disse Axel Pawlik, presidente da NRO, em um comunicado. Um único endereço Ipv4 pode ser compartilhado por vários computadores através de uma técnica chamada de tradução de endereços de rede (NAT, na sigla em inglês). Porém o NAT tem os seus limites, então não é nenhuma surpresa que os endereços Ipv4 estão com uma alta demanda. Foi somente em janeiro passado que o esgotamento do Ipv4, como é chamado, ultrapassou a marca de 90 por cento. Apesar dessa taxa e as dificuldades de migração para Ipv6, o NRO não acredito que haja uma corrida de última hora para os endereços Ipv4 restantes. Enquanto isso, o NRO está incentivando o Ipv6 para afastar os temores de uma "corrida caótica para o Ipv6, o que poderia aumentar os custos de Internet e ameaçar a estabilidade e a segurança da rede global." O espaço de endereços Ipv4 é dividido em 256 blocos, cada um chamado de "barra 8" ou "/8". Existem hoje 12 "/8" restantes. Depois de mais sete serem atribuídos aos cinco RIRs, cada RIR receberá um dos últimos cinco, que provavelmente serão entregues aos registros no início de 2011, disse o NRO.
A solução para o problema seria a implementação do Ipv6, que permite que uma quantidade "inesgotável" de endereços seja usada. Porém, o Ipv6, cuja especificação básica surgiu em 1994, ainda não é popular nem tão pouco adotado em larga escala. Governos como o norte americano incentivam a adoção do Ipv6, e desde 2008, determina que suas agências federais estejam preparadas para a implementação do Ipv6.

Só por curiosidade, a quantidade máxima de endereços Ipv4 é de 4x10^9 (4 bilhões) de endereços. Já no Ipv6, esse limite é de 3,4x10^38 (3,4 seguido de 38 zeros. Um número astronômico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário